SLIDES LH

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Kseniya Simonova - Arte com Areia

Se levarmos em conta que a finalidade da arte é iluminar o mundo de uma maneira nova, provocar uma reação e de alguma forma alterar a consciência do espectador, seu trabalho é um enorme sucesso.
Kseniya Simonova, nascida em 1985 na Ucrânia, desenhou uma série de fotos em uma mesa de areia iluminada e as imagens projetadas em uma tela grande mostram como pessoas comuns foram afetados pela invasão alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
Aqui, ela relata a Alemanha vencendo a Ucrânia na segunda guerra mundial. Ela traz calma, depois de conflitos. Ela começa criando uma cena que mostra um casal sentado de mãos dadas num banco sob um céu estrelado, mas, em seguida, aparecem os aviões e a cena feliz é obliterada. É substituída pelo rosto de uma mulher chorando, mas então um bebê chega e a mulher sorri novamente. Mais uma vez, retorna da guerra e Miss Simonova lança a areia no caos a partir do qual um rosto jovem mulher aparece. Uma passagem pacífica torna-se um incêndio, uma viúva chorando se transforma  em um obelisco de um soldado desconhecido. Simonova parece uma divindade vingativa do Antigo Testamento, assim como ela destrói, em seguida, recria cenas com pinceladas ágeis, polvilha e varre;  ela mantém a narrativa. Ela faz com que as pessoas cheguem as  lágrimas quando ela legenda  a cena final "você está sempre por perto".
Simonova é uma verdadeira peça de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário