SLIDES LH

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O champagne e a Champagne

O champagne é um vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias).O champanhe tem origem na segunda metade do século 17... 
O champanhe tem origem na segunda metade do século 17, quando o monge dom Pérignon, responsável pela despensa da abadia de Hautvillers, observou que os vinhos brancos locais sofriam uma segunda fermentação depois de engarrafados, produzindo borbulhas que estouravam as rolhas. Ele então experimentou amarrar as rolhas com arame, conseguindo "domar" a segunda fermentação e criando o champanhe.
Hoje, o champagne é geralmente um ‘corte’  cuidadoso de três cepas - Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay - e de diversos vinhedos (crus). Além disso, diferente de outros vinhos, ele mistura uvas de mais de uma safra. Podem-se fazer vinho de apenas uma safra, mas só nos melhores anos.
Hoje a região concentra cerca de 5.000 fabricantes da bebida, que produzem por ano mais de 300 milhões de garrafas.

Os vinhedos
O cultivo das uvas é feito na chamada montanha de Reims --um conjunto de colinas entre Reims, principal cidade da Champagne, e Épernay. As duas abrigam a maioria das grandes caves de champanhe. Mas só as grandes, pois não faltam pequenos fabricantes independentes, espalhados pelos 68 vilarejos da região que formam a “Routes Du Champagne” (rotas do champagne).


Região de CHAMPAGNE
A Champagne é uma antiga província francesa - originalmente um condado - que faz hoje em dia parte da região administrativa francesa de Champagne-Ardenne. Na Idade Média, essa província era bastante famosa na Europa ocidental devido ao sucesso das inúmeras feiras organizadas em suas cidades.
Champagne é a região de vinhos de Apelação de Origem Controlada situada mais ao norte da França, distando cerca de 145 km de Paris, tendo as montanhas de Ardennes, recobertas por florestas, a separá-la da Bélgica. Cerca de 80% da apelação estão situados no distrito de Marne, sendo os restantes 20% localizados em Aube, Aisne, Seine-et-Marne e Haut-Marne.
 A denominação champagne é uma appellation dorigine contrôlée (denominação de origem controlada). A região de Champagne, na França, é a única no mundo que pode dar o nome de champagne aos seus espumantes.  Nem mesmo outras regiões da França podem chamar assim seus vinhos espumantes. Champagne tem um solo com características específicas que propiciam as uvas aptas para um champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier) e um clima frio. 

Clima
O clima frio e úmido desta região é fortemente influenciado pelo Atlântico, tornando os verões bastante frescos e dando às estações do ano características muito variáveis. A posição de Champagne, no extremo norte da faixa de latitude ideal de produção de vinhos, prolonga a duração do ciclo de crescimento das videiras até o seu limite máximo, tornando o congelamento das vinhas um problema de grande relevância durante a primavera e o outono.

Diferentemente da outros locais o solo aqui é composto de giz.O solo de giz (calcário) reflete a luz do dia aumentando, no momento necessários a quantidade de sol que a uva precisa.
A região é muito chuvosa e os vinhedos estão plantados, em geral no plano. O giz absorve grande parte desta água mantendo a sanidade da videira. As raízes da videira, quando necessário podem descer 8 metros ou mais a procura de alimento. Mas se tivermos excesso de matéria orgânica na superfície ou mesmo ausência de necessidade da raiz descer, há um problema, pois elas passam a crescer para os lados impedindo o correto desenvolvimento da planta. E solos muito úmidos são solos ricos em matéria orgânica.
O verão é época de pouca chuva, então o mesmo giz que absorveu a água agora a devolve, lentamente, para a videira.
 
Cidades da Região

Reims
Reims é uma comuna francesa na região administrativa de Champagne-Ardenne, no departamento Marne. Estende-se por uma área de 46,9 km², com 188.078 habitantes, com uma densidade de 3.991 hab/km².
Onde encontra-se a Catedral de Notre-Dame.




Epernay
Encantadora cidade de 25.000 habitantes, localizada entre o Marne e Coteaux, recebeu a distinção "três flores" atribuído pelo Júri Regional.
Na encruzilhada dos circuitos da "Rota Touristique du Champagne" permeando todos os vinhos famosos, Epernay é cercada por morros cujas encostas estão cobertas de vinhas, que produz o famoso vinho.



Montagne de Reims
Situado entre Reims e Epernay, a Montanha de Reims oferece paisagens de montanhas e planaltos de vinha. Estes espaços são valorizados pelo Parque Regional da Montagne de Reims: florestas de madeira, especialmente as faias Verzy torcida, o "falso”, são protegidos.
Montagne de Reims é também o berço do Champanhe.

Vallée de a Marne
Entre Dormans e Epernay, uma região está localizada em uma tranquila e idílica: o Vale do Marne. Sua herança notável é evidenciada pelas batalhas Memoriais do Marne.
Seus pontos turísticos, como a de Châtillon sur Marne dominada pela estátua de Urbano II, você pode admirar suas paisagens das aldeias e paisagens de vinha.

Sud D´Epernay
Sul de Epernay, com suas igrejas, suas paisagens e seus espaços de vinho "natureza" inclui as seguintes regiões:
- Cote des Blancs,
- encostas a sul,
- Brie Lagoas
- e Sézanne Coteaux du.

Nenhum comentário:

Postar um comentário